sábado, 12 de dezembro de 2009

Combati o bom Combate!

No dia 09 de Dezembro deste ano (2009), morreu Elza Cansanção Medeiros.
Mas quem foi Elza?
Até abrir o jornal deste dia, eu não sabia.

Ela não atuou em uma única novela, não fez um único comercial.


Apesar de ter olhos que mais pareciam sorrir, são absolutamente normais.


Poderia passar por esta senhora na rua e nem ao menos cumprimentar.

Mas Elza nasceu no ano de 1921, filha de um importante médico, este era amigo direto de figuras notáveis, como Alberto Santos Dumont e auxiliar de Oswaldo Cruz na luta contra a febre amarela.


Ainda menina, ela aprendeu a manejar armas, atirava muito bem, ainda sabia sobre músicas e idiomas, mas algo diferente me chamou a atenção nesta matéria.


Ela foi a PRIMEIRA brasileira alistar-se como voluntária, na diretoria de saúde do exército para lutar na segunda Guerra Mundial.

E só tinha 19 anos!


Ela almejava mais pelo país, queria estar na linha de frente!

Acredito que alguns marmanjos gostariam até de ter trocado de posto com ela, mas não, ela almejava estar a frente na batalha, servir diretamente, não só com a mão, mas com todo o corpo em ação.


Como não era permitido naquela época, ela serviu como pode, com seu conhecimento em auxílio aos necessitados ali, juntou-se as outras 69 enfermeiras.


Mais tarde, ao receber o curso de enfermagem, formou-se com glória e destaque, diante da turma, como oradora, só ficou em terceiro lugar por ser a mais jovem das três classificadas.


Seu histórico é brilhante, cursos, faculdades, tantas coisas... e segue com sua marca – Primeiro Lugar.

É interessantíssimo isto, em tudo ela buscou chegar primeiro.


Tanto que junto à notícia deste dia, diz: Morre a mulher com maior número de condecorações, medalhas de honra ao mérito, do exército brasileiro.


Lembrei-me do apóstolo Paulo, que disse em 2 Timóteo – 4:7

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.


O que tenho feito eu por isto?

Tenho lutado?

Pois sei que neste mundo, se abandono a armadura, estou frágil e vulnerável ao meu inimigo, inimigo de todas as almas.


E no verso 8 do mesmo capítulo termina com a maravilhosa promessa:

Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.


Estejamos prontos, nos alistemos sem medo nesta batalha que já foi ganha, cheguemos primeiro para dizer:


- Aqui estou Senhor! Cumpra em mim, o Seu querer!


Feliz restante de sábado para todos.



Fonte: http://pbrasil.wordpress.com/2009/12/09/morre-aos-88-anos-major-elza-cansancao-medeiros-decana-das-mulheres-militares-do-brasil/

Nenhum comentário: