sábado, 30 de abril de 2011

Vivendo e experimentando Literatura.









No dia 26/04, alunos do Ensino Médio do Colégio Adventista do CPA, foram até o Sesc Arsenal conhecer um pouco mais sobre literatura.

Com o grupo Triêro, puderam aprender sobre a literatura de Cordel, sua tradição e raízes que originaram-se no Trovadorismo, onde grupos de cantores reuniam-se para divulgar seus escritos com uso de instrumentos musicais.

Chegando ao Brasil, esse estilo literário encontrou raízes junto a um povo acostumado a terra seca e as dificuldades, criando rimas de maneira praticamente perfeita, tendo como pano de fundo a realidade, o sarcasmo da vida, as dificuldades encontradas, tudo isso era assunto para uma bela poesia cantada ao som de uma viola, uma flauta de bambu e um pandeiro de couro. Os poemas eram vendidos nas feiras, amarrados em um cordão (daí a origem do nome ‘cordel’), junto aos vendedores de pepino, tomate, chuchu e tudo mais, lá estavam os artistas de cordel, vendendo seus livretos, recheados de histórias de um povo.



Ter esta literatura ensinada por meio de profissionais que vivenciam o que cantam, não tem preço. (Para ver mais deste grupo, no site: www.triero.wordpress.com)

Outras oficinas foram visitadas, como a biblioteca de artes cênicas, o cinema literário com o vídeo ‘Vida de Maria’ e por fim, receberam um pouco da experiência do escritor Luiz Carlos Ribeiro, autor do livro “A mala de Fugir” e outros contos, participando com ele de uma boa conversa realizada no espaço teatral do Sesc.












Então no dia 28/04 retornei, agora com os alunos do Ensino

Médio da Escola Adventista Centro América.
Visitamos praticamente os mesmo espaços, vimos a literatura de Cordel, cinema, sala de música e literatura, oficina de rimas com o artista Vinícius Rangel e terminamos, no melhor estilo, recebendo um pouco da sabedoria da escritora Fanny Abramovich.



Primeiro que nosso programa não incluía a visita

até Fanny, ela estaria atendendo

mais de 300 crianças nesta tarde e não tinha mais vaga alguma para nosso pequeno grupo de jovens, 12 alunos, mas já no final, quando visitávamos a biblioteca viajante do Sesc, uma das organizadoras do evento chegou e nos disse que teríamos alguns minutos com Fanny, minutos estes que na presença desta pessoa maravilhosa, tornaram-se em mais de uma hora de conversa jovial.

Fanny Abramovich é escritora de mais de 46 livros

, formou-se na USP, foi professora de crianças, jovens e adultos, lecionou por todo o Brasil, também trabalhou com teatro-educação, foi jornalista, fazia crítica a livros infantis e juvenis, trabalhou na Globo e na TV Cultura, colaborou com vários jornais e revistas, escreveu obras como: Quem educa quem?, O professor não duvida? Duvida!, Quem manda em mim sou eu, As voltas do meu coração, Que raio de professora sou eu?. Os infantis, como: Também quero pra mim, Sai para lá dedo-duro e Olhos vermelhos.

E os alunos, sentando-se aos pés desta escritora, conversaram, brincaram, riram e muito, muito aprenderam! Eram todos jovens, independente de idade, aprendendo com uma jovem que já muito viveu e tem o coração mais jovem do que o meu!

É ela o retrato vivo da literatura contemporânea, com uma irreverência rara, ponto de vista bem decidido e dito sem medo do que pensem, um vocabulário rico, conhecedora de muitos autores, devoradora de livros e mais livros, daquelas que como ela mesma disse “ao arrumar a mala, coloca primeiro três livros e só depois as calcinhas...”, que não aceita colocar ponto final em nada, tudo é acrescido de reticências e mais reticências, como professora declara que jamais terá um ponto final. Leitora do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, declara-se uma Emília, jamais um Visconde, aqueles que leem em busca de documentos, de diplomas, de títulos... ela quer a liberdade de escolha, a viagem por letras e idiomas diversos, ninguém que lhe cite regras, pois a leitura, a literatura, tem como pseudônimo a liberdade e do pouco que li na pessoa de Fanny Abramovich, liberdade é seu sobrenome!

Ter tido o privilégio de conhecê-la e depois apresentá-la a um grupo de alunos, com certeza, é experiência que jamais esquecerei!

Compartilhando de um cenário incrível e ótimas literaturas, foi uma tarde agradável, onde não apenas pudemos ler literatura, mas tocamos, ouvimos, vemos e aprendemos da melhor maneira sobre a arte de ler e ser lido na vida!

Algumas dicas de literatura, repassada pela própria Fanny Abramovich:

O Apanhador no Campo de Centeio. - de Salinger

O Remédio Maravilhoso de Jorge - de Roald Dahl

E para os menores, como literatura Infanto-Juvenil:

- As casas que fugiram de casa. - Silvia Orthof.. e todos os outros da mesma autora.

E não deixando de lembrar, são sempre recomendados os de Fanny Abramovich, como:

- Três Desejos tão desejados.

- Espelho, Espelho meu.

- As voltas do meu coração.

- Que raio de professora sou eu.

E tantos, tantos outros... é só buscar que livros ótimos aparecerão.




Nenhum comentário: