sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Férias, férias e férias!!!


Palavrinha doce, estou de “férias”!!!

Mas é incrível como o vício não consegue me desligar do ano letivo, mesmo longe das escolas, acabo sempre pensando nos projetos, alunos, manias, notas... etc...

Talvez seja por não ser simplesmente um trabalho, mas um estilo de vida.

Quando se escolhe ser professor, digo que não é pra qualquer um.

Primeiro de tudo, não se escolhe. Se é escolhido.

Vi muitas pessoas adentrarem em um curso, estudarem por quase quatro anos e saírem de lá com um canudo nas mãos e se perguntando: “O que faço agora?”

Pois é, faculdade não forma professores, não ensina a ensinar.

Se assim fosse, seria fácil demais, ou complicado demais.

Depois, contemplei formandos, aqueles de canudinho universitário nas mãos, entrarem em uma sala de aula e saírem, frustrados ao perceber que aprenderam matéria e mais matéria, nada de como levar o outro a pesquisar.

Não se transfere conhecimento, se assim fosse, juro que rodaria o mundo procurando sentar-me ao lado de alguns gênios literários, buscando uma “transferência intelectual”.

Conhecimento é fruto de perguntas.

São as dúvidas que nos levam a aprender.

Eu sei as respostas que meus alunos precisam conhecer.

Mas o que posso fazer para levá-los a perguntar?

Quem me dera os cursos universitários ensinassem as pessoas a pensar, a questionar, a duvidar, a pesquisar, a arquitetar uma forma de ir contra, pelo simples prazer de conhecer os dois lados da moeda.

Mas não, infelizmente o que tenho visto, são professores que adentram em suas salas, com um mar de diplomas e títulos, uma lista imensa de livros, então despejam letras e mais letras em mentes ávidas por conhecimento.

Trazem tudo pronto, teorias, casos, meios e fins... é só ler e mais ler!

Não me entenda mal! Amo a leitura!

Mas quando se lê para questionar, se compara conhecimentos já adquiridos em prol da formação de novos conhecimentos.

Encontro professores que querem saber respostas.

Procuro os que desejam conhecer como o aluno encontrou as perguntas que formularam suas respostas.

Férias!!!

E tenho tanto ainda a pensar.

Procurei hoje um lugar de diversão pra levar o Murilo, Michel e Melissa (priminhos) para brincar, foi chato não encontrar nada por aqui.

Mas estou eu aqui, pensando em conhecimento, livros, leitura, armazenamento de letras, siglas, significados e tudo mais.

Isso virou uma salada!

Que horror!!!

Melhor justificar esse emaranhado de pensamentos:

SOU MULHER!!!!

Não sei pensar separado, mistura-se tudo por completo...

Férias são boas.

Bons momentos para se refletir em como buscar conhecimento.

Nenhum comentário: