Estive conversando com algumas amigas, sobre o projeto de leitura que trabalhei durante 2008 e 2009.
Então parei e pensei no quão grandioso foi tudo isto.
No ano de 2008 estava com uma turminha de 3º ano (2ª série do ensino fundamental), alunos com 7 e 8 anos.
No ano de 2008 estava com uma turminha de 3º ano (2ª série do ensino fundamental), alunos com 7 e 8 anos.
Se perdiam facilmente na leitura, demoravam para passar de uma linha para a outra, se a palavra estava cortada por um hífen ao final da frase, e continuando na próxima? Aquilo era uma lástima, demoravam para emendar e entender o que se dizia.
Pensando em como melhorar isto, já que durante todo o ano, em todas as matérias, seria mais que necessário a leitura, clara, com interpretação, então criei o projeto “Leitor do Mês”.
Iniciando com a filmagem de uma leitura simples.
O aluno ganhava um texto curto, então lia pela primeira vez para a câmera, eu filmava ele lendo, todas as pausas que dava, engasgadas em sílabas, as vezes que atropelava a pontuação e tudo mais.
O aluno ganhava um texto curto, então lia pela primeira vez para a câmera, eu filmava ele lendo, todas as pausas que dava, engasgadas em sílabas, as vezes que atropelava a pontuação e tudo mais.
Alguns demoraram até mais der 5 minutos para ler uma curta história.
Paciência, eu elogiava ao final, dizia que com certeza ele ia melhorar.
Depois, foi colado na agenda escolar de cada um, uma ficha de leitura.
Contendo espaço para o nome do livro, data que retirou e que devolverá, e ainda um lugar especial para a assinatura do pai.
Paciência, eu elogiava ao final, dizia que com certeza ele ia melhorar.
Depois, foi colado na agenda escolar de cada um, uma ficha de leitura.
Contendo espaço para o nome do livro, data que retirou e que devolverá, e ainda um lugar especial para a assinatura do pai.
Ou seja, a leitura não era realizada aleatoriamente, a criança precisava ler para um adulto, aproximando assim o filho da família, tornando o responsável ciente de como está a leitura da criança e convidando-o a participar nesta evolução infantil.
Muitos pais nunca tinham notado a forma do filho ler, então “choveu” bilhetes e ligações, de pais preocupados com filhos que não respeitavam pontuações, que não conheciam ainda algumas letras e demoravam para identificar a junção destas.
Aos poucos fui tranquilizando-os, mostrando que o projeto é um trabalho de um ano inteiro, e assim, eles foram notando a evolução.
Era entregue um livro a cada segunda-feira, o aluno precisava devolvê-lo na sexta-feira e com a ficha de leitura assinada pelo pai.
Era entregue um livro a cada segunda-feira, o aluno precisava devolvê-lo na sexta-feira e com a ficha de leitura assinada pelo pai.
Aquele aluno que cumprisse esta etapa, tinha sua foto colocada em um belo painel, escrito = LEITOR DO MÊS.
Um modo de destacar e valorizar o esforço da criança.
Um modo de destacar e valorizar o esforço da criança.
A foto eu tirava no início do ano, todos tinham uma foto, eles sorrindo, segurando um livro, atrás de um painel claro.
Na foto era pregado uma parte do velcro e no painel, outra parte.
Assim, na semana que o aluno não cumprisse com a meta, a foto dele era retirada.
Na foto era pregado uma parte do velcro e no painel, outra parte.
Assim, na semana que o aluno não cumprisse com a meta, a foto dele era retirada.
Óbvio que todos tentaram manter a sua foto durante toda a semana, sem que fosse retirada uma única vez.
Ao final do mês, aquele aluno que conseguiu sempre manter a foto no painel, recebia um incentivo, podendo ser um adesivo, um cartão falando sobre a leitura, uma cartinha, elogiando o desempenho.
Os que não conseguiram, recebiam também, mas algo que deixasse claro que eu (professora) acreditava que ele era capaz, e que no próximo mês estaria junto aos que venceram!
O projeto funcionou que foi uma beleza!
No final do ano, entreguei o mesmo texto para os alunos, filmei novamente.
Resultado? Alunos respeitando pontuação, lendo com maior desenvoltura, nem uma única leitura levou mais que 3 minutos.
Resultado? Alunos respeitando pontuação, lendo com maior desenvoltura, nem uma única leitura levou mais que 3 minutos.
Os pais receberam um DVD contendo as duas filmagens, para que pudessem comparar.
Este foi o ano de 2008.
Este foi o ano de 2008.
Projeto desenvolvido com crianças de 7 a 8 anos, tendo como base, livros curtos, mas com história continuada.
Em outros momentos usei uma história maior, onde eles liam um pouco cada dia, interpretavam, e ao final, os pais respondiam um questionário sobre o que estavam achando do projeto, e a evolução da criança neste.
Na próxima vez que escrever sobre o projeto, vou retratar como foi o ano de 2009, este sim, foi intenso, ainda mais emocionante!
Formando não apenas pequenos leitores, mas GRANDES amantes da leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário