domingo, 7 de março de 2010

Aprendendo...


Seguindo o exemplo de alguns “gênios” que deixaram registrados por meio de poucas palavras o que se “pensa” ter aprendido com o passar dos dias... lá vou eu!

Não sou gênio, nem tenho tantos dias assim vividos para já documentar, mas garanto que dos tombos, muito aprendi, ou continuo a aprender, se ainda não “caiu a ficha” aqui, a vontade de superar, aprender e passar a fase, é o que não falta, mas enquanto a maturidade plena não me bate à porta, a insanidade percorre meus dias, com uma pitada IMENSA de espontaneidade, lá vou eu registrando o que aprendi ou ainda preciso aprender, como por exemplo:

Um dia se aprende que levantar cedo, embora dolorido e sofrido, é sempre melhor, pois o dia é curto e tem só 24 horas.

Se aprende que quem começa de maneira tranquila, provavelmente, dormirá do mesmo modo, então acordar um pouco mais cedo e iniciar com uma boa leitura, é sempre a melhor opção para quem pensa em dormir bem.

Um dia se aprende que o som de alguém conversando ao lado pode fazer uma falta imensa, como pode irritar, depende das palavras ditas e de como você anda com você mesmo.

Aprende que sorrir, embora todos digam que é a melhor escolha, nem sempre é a mais fácil, mesmo assim, continua sendo a melhor opção, evita rugas, não custa nada, cura doenças, mau olhado, rancor e tantas outras coisas.

Se aprende que justificar um erro, é como não enxergá-lo, se tem justificativa, não é erro, então se errou, duas palavras e o silêncio, ainda é o melhor (”me perdoe”, vale pras duas palavras).

Aprende que o “me perdoe” pode vir seguido de outros duzentos “me perdoe”, mesmo sendo cansativo ouvir, é melhor escutar do que ser surdo.

Se aprende que o mundo não é justo e nem é para ser.
Que as lágrimas são necessárias, só ai o sorriso tem em sua plenitude valor!

Que as pessoas não são como pensamos, nem como queremos, por isto é melhor não pensar nada a cerca delas, nem esperar nada... o que vier, é lucro!

Se aprende que beijos podem ser pra você a melhor coisa, a cereja do bolo perfeito, a cena do filme do ano, aquele que ganhou o Oscar... mas para o que te beija, pode ser “só um beijo a mais”, então, dê valor ao SEU beijo, sorria por saber beijar bem e gostar do sabor que pode provocar no outro, mas não espere... esperar envelhece a alma!

Se aprende que as melhores surpresas acontecem nas comédias românticas, que estas são uma praga pra humanidade, então se sonha com surpresas espetaculares, não e esqueça que o diretor da vida do outro pode ser um “tico e teco” defeituoso, sem condições de preparar o inesperado, nem por isto ele não merece surpresas, faça acontecer, não por ele, mas por você, pelo que pode modificar nos outros.

Aprende que ver filmes românticos, ou coisa parecida, só faz te jogar na lama, se não tem ali ao lado um “cobertor de orelha”, entender que o mocinho e a mocinha são sozinhos, nem sempre é o melhor, sentir ser incapaz de conquistar e cultivar algo bom em alguém, mata a alma aos poucos, estes filmes são campeões nisto, é como se dessem uma receita para conquista, para o amor... o que é isto? Coisa mais ridícula! Não há receita, não tem fórmula pronta, acontece, é tão simples que chega a ser distante. A C O N T E C E!

Um dia se aprende a razão de encontrar tantas pessoas pessimistas e amargas, dói bem menos esperar o pior e recebê-lo por fim.

Mas neste dia, ou quem sabe, alguns dias depois, vai entender que os pessimistas não viveram em plenitude, apenas existiram...
Não sentiram o frio na barriga, mesmo que terminasse em um educado: “não dá, você é fantástica demais!” (a maneira mais fofa de dar um fora)

Mas sentiu, não foi?
Está ai a beleza!!!
Sentir!

Um dia, com certeza, no dia em que aprender que SENTIR é melhor que planejar.
Que SENTIR é melhor que só rabiscar e ficar pensando nas mil possibilidades.
Que SENTIR e quebrar a cara é ainda melhor do que não ter histórias pra contar... quem sabe, no dia que aprendemos isto, deixamos a platéia, pedimos licença e assumimos o palco, como protagonista principal da PRÓPRIA vida!!!

Contar os dias é bem fácil e simples... VIVÊ-LOS, são só para os gênios loucos!
Como de gênio e louco, todos tem um pouco, aproveite!

Nenhum comentário: